quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVAS FORMAS DE PENSAR


DE QUE FORMA A INTERNET PODE SERVIR COMO MEDIADORA PARA QUE O PROFSSOR ATINJA NOVAS FORMAS DE PENSAR E APRENDER?

     Em todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento, a Informática tem sido um dos campos que mais tem crescido atualmente. Este processo tem atingido sobretudo, as áreas de Educação e Lazer. Em decorrência, constata-se que, no mundo todo, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das crianças. Tornando-se, então, estratégico saber de que maneira ele pode determinar os novos rumos da construção do pensamento das crianças.
      É interessante perceber que tem havido poucas pesquisas no estudo da interação entre as estruturas sócio econômicas, as estruturas de pensamento da criança e o uso do computador. Na grande maioria das vezes elas se apresentam direcionadas apenas para um dos lados ou, no máximo, visando à interação entre dois aspectos. O que tem faltado é exatamente uma concepção dinâmica que estabeleça uma leitura múltipla direcionada para uma interação entre aqueles referenciais básicos. É o que se pretende fazer identificando as relações dinâmicas entre as estruturas sociais, as estruturas do pensamento da criança e uso dos computadores.      Os computadores já estão sendo usados para tudo, desde calcular os impostos da família a monitorar o uso de energia em casa, jogando jogos, conservando um arquivo de petiscos, lembrando seus donos de próximos compromissos e servindo como “datilógrafas espertas”. Isto, entretanto, oferece apenas um minúsculo vislumbre de seu potencial completo.  As máquinas assumirão o controle? Poderão máquinas inteligentes, especialmente se entrelaçadas em redes de intercomunicação, ultrapassar a nossa habilidade de compreendê-las e controlá-las?  Até que ponto nos tornaremos dependentes do computador? Na medida em que bombearmos mais e mais inteligência no ambiente material, atrofiar-se-ão as nossas próprias mentes.      Os computadores costumam ser vistos como máquinas frias que não possibilitam o contato humano. Contudo, este processo tem mudado rapidamente através das redes de computação. O que possibilitou a emergência de novas maneiras de conceber as relações sociais. Surgiram as chamadas relações virtuais. Elas são estabelecidas através dos microcomputadores conectados em rede. Em decorrência, seja através dos grandes bancos de dados, das trocas de mensagens por correio eletrônico ou dos chats (conversas on line em pares ou grupos); o que acaba por se estruturar é novas formas de interação, onde as distâncias e o tempo se encurtam nos processos de comunicação entre as pessoas. Porem continua sendo uma relação não direta, aquela que ocorre em sala de aula entre alunos e professor e entre os próprios alunos.
      Quando o aluno se volta para a sociedade atual, através da Informática, não está apenas frente a um novo instrumento de consumo ou brinquedo. O computador estrutura um novo recorte da realidade. Um recorte que possibilita ao usuário recriar uma parte da realidade. Era nele que o professor teria que se basear para estruturar o seu processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma como é que fica o processo de formação dos alunos? De que maneira o professor deverá agir para lidar com os alunos a partir desta nova realidade?
     Pode-se dizer que os computadores não são apenas os produtos mais comuns da nossa época. Eles são a metáfora do nosso tempo. Eles trazem em seu bojo as possíveis transformações que a sociedade do futuro terá. Os alunos precisam ser preparados para uma sociedade pós-moderna onde os parâmetros cognitivos serão continuamente redefinidos.
      A questão básica passa a ser, em decorrência, o que a Educação pode fazer para auxiliar os alunos e professores neste processo. Com o desenvolvimento das sociedades e das transformações tecnológicas tudo isto se altera. As produções gradativamente se tornaram mais sofisticadas intelectualmente.    Atualmente é possível comprar produtos mais elaborados do ponto de vista cultural: um texto denso de um escritor de vanguarda, um computador de última geração, uma música inovadora, um livro que aborde a última teoria de ciências, etc. O capitalismo criou um novo modelo de saber, onde a tecnologia assume uma dinâmica cada vez maior. Os produtos atuais não usam apenas uma mídia como no passado, mas várias.
     Em suma, o modelo capitalista de produção, distribuição e consumo instituiu novas formas de se pensar a cultura, a própria sociedade e o indivíduo. Em síntese, do ponto de vista da história do conhecimento humano, a ciência contemporânea trouxe uma mudança bastante radical em relação aos paradigmas de saber anteriores. A própria concepção de pensamento e inteligência humana foi alterada.
     Quando se pensa nas estruturas de pensamento das crianças, as pesquisas se voltam para o desenvolvimento da inteligência. Isto quer dizer que aquilo que interessa aos psicólogos, professores, psicopedagogos e psicanalistas são as formas de pensar mais eficazes, aquelas que possibilitam o crescimento maior dos sujeitos.
     Os computadores assim como os demais inventos foram criados para o bem, mas o mau uso dos mesmos está se tornando também uma ameaça em vários setores, a destruição dos sujeitos, a falta de memorização, estão delegando ao computador muitas tarefas tornando sua vida mais fácil. Onde fica o relacionamento direto entre pessoas, entre os membros da família?     O processo de construção da realidade social é um dos principais fatores do processo de construção da inteligência humana. Atualmente, os produtos passam a ser personalizados e direcionados para um consumo interativo entre os sujeitos.      O que isso tem a ver com as necessidades básicas do professor em seu processo de formação e posterior prática pedagógica? Acreditamos que  introduza uma posição inédita na cultura humana: por um lado, o professor é um elemento altamente estratégico e, por outro, pode ser facilmente dispensável. No primeiro caso, ele pode auxiliar os alunos a aprender a selecionar melhor as suas alternativas e recursos de acesso à informação. Em segundo lugar, o professor precisará estar constantemente atualizado para não se tornar um elemento descartável. O computador pode informar, mas a formação necessária que surge nas relações interpessoais não podem ser substituídas por isso cada vez mais devemos ser EDUCADORES.  A atualização de conhecimentos torna-se um processo estratégico necessário aos educadores, para não serem facilmente dispensáveis;  O professor se tornará então um orientador de formas de estudo mais adaptadas às necessidades dos alunos. Assim, por exemplo, em vez de uma aula de história tradicional, um CD-ROM elaborado com os mais recentes recursos de multimídia propiciará ao aluno um contato mais aprofundado com a matéria. Ele poderá receber, além de um relato sobre os fatos mais importantes do evento histórico, outras informações complementares. Cabe aos professores, se quiserem participar deste processo de transformação social, uma constante reciclagem.  Um professor atualizado é aquele que tem olhos no futuro e a ação no presente, para não perder as possibilidades que o momento atual lhes apresenta.


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