segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMO UTILIZAR A INFORMÁTICA NA SALA DE AULA

Sou professora de séries iniciais. Este ano, de 2011,do 5º ano especificamente. Na nossa escola se trabalha todas as disciplinas de forma separada, mas não perdendo a interdisciplinaridade. Isto para  preparar os alunos para o ano seguinte onde terão professores diferentes para cada disciplina.
Como poderemos aproveitar o computador e a internet na sala de aula?
 Em Português, por exemplo: A tecnologia nos oferece novas oportunidades de escrever textos. A composição escrita ou falada, no entanto continua sendo a mesma. O que muda é a relação que o aluno tem com o texto. O computador oferece novos gêneros, com características próprias. Permite que o leitor/escritor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos. Também permite a ele, fazer a revisão e a edição de textos. A verificação ortográfica é muito facilitada, pois permite ao estudante resolver com autonomia, alguns erros, além da vantagem de poder mudar, ampliar, cortar, deslocar frases e parágrafos sem necessidade de escrever o texto tudo de novo. Permite também escolher fontes e cores tornado o trabalho mais atraente. Ao ensinar histórias em quadrinhos sugiro como atividade o CD da Turma da Mônica que permite criar cenários, diálogos, personagens etc. Muito divertido para a garotada.
Na Matemática, nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina, centrado na resolução de problemas. Estratégias como cálculo mental, cálculos com algoritmos e criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha, papel, régua, esquadro e compasso seguem sendo essencias para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Entretanto, saber usar calculadoras e conhecer os princípios básicos de planilhas eletrônicas do tipo Excel são hoje demandas sociais. Estes recursos podem ser introduzidos nas aulas - mas com o cuidado de pontuar, que eles não fazem mágica alguma. Ao contrário, sua utilidade se aplica apenas a situações específicas. E como forma de “ganhar tempo”. Acredito  que  essas atividades e o programa serem muito avançado para o 5º ano, turma que atuo atualmente.
As tecnologias também permitem que os estudantes produzam e compartilhem com facilidade registros da História e Geografia local, No caso do 5º ano o estudo do nosso Estado. Neste caso a internet é uma ferramenta valiosa de pesquisa, mas sempre devem ser revistos com criticidade os dados encontrados. Com mapas virtuais, praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares curiosos da turma. O maior diferencial dos mapas virtuais é a interatividade. Mapas e Atlas impressos continuam tendo utilidade. Porém aprender a utilizar a cartografia digital permite converter o aluno em sujeito ativo do processo de construção da informação geográfica.
Alguns jogos, para a Educação Física podem ser explorados, como por exemplo: Damas, xadrez, memória, quebra-cabeças, resta um (Divertudo: site infantil feito para brincar) etc. O computador ajuda a estabelecer limites de tempo e regras. Também faz o aluno pensar, querer bater seus próprios recordes.
Por meio das novas tecnologias, ampliam-se a experimentação e a observação, procedimentos indispensáveis ao método científico. Por razões de segurança, não é todo tipo de experiência que dá para fazer no ambiente escolar. Simuladores on-line permitem aos alunos testar hipóteses e reproduzir resultados de investigações mais complexas.
Em Artes o programa Paint pode ser uma boa sugestão. o aaluno desve saber manusear corretamente o mause, e pinta da cor que quiser,podendo a mesma, ser facilmente trocada.
Aqui foram relatadas algumas atividades que podem ser aplicadas tranquilamente com turmas de 5º ano, que estão acostumados com computadores,e com as novas tecnologias muitos deles, em casa inclusive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário